domingo, 5 de janeiro de 2020

Pessoas do elemento Água quem são e como interagir com elas?


Trovoada. Gotas de chuva ricocheteiam no vidro. Uma rajada de vento abre a janela e caio em êxtase no sofá.

Eu sou uma criatura do elemento Água. Eu não posso viver sem chuva. Enquanto chove, algo místico está acontecendo com o mundo, e eu sinto isso. É como se você entrasse na próxima dimensão. Nesta dimensão, penso globalmente, sinto profundamente, ajo corretamente.

Não tenho medo de raios e trovões. Não tenho medo do vento – ele também é meu amigo. Em um sonho, costumo voar e o vento assobia atrás de mim. O vento combina com a chuva – só para ver e sentir, vale a pena nascer na terra.

A Água para mim é uma mãe que me acaricia. Adoro banhos dos mais diversos: desde chuveiros, banheiras até rios e mar. Tudo que tem a ver com Água me atrai, me acalma e me ajuda a ter uma saúde melhor.

A tempestade soa com acordes baixos, a tela cinza acima de mim se divide ao meio, os vulcões celestes rugem. A tempestade lembra: há algo mais neste mundo. Nós não estamos sozinhos aqui. Foi antes de nós, será depois. Nós fazemos parte disso. Nós quase esquecemos disso. É hora de lembrar. Está na hora de viver.

A natureza das pessoas do elemento Água

As pessoas dos elementos da Água são de natureza complexa e contraditória. Aceitando formas diferentes, elas parecem mudar constantemente, mas na verdade simplesmente passam de um estado para outro.

Da mesma forma que o gelo se transforma em líquido, o líquido em vapor, e este novamente em líquido, as pessoas da Água podem ser duras e frias hoje, mas amanhã serão tenras e atenciosas. O depois de amanhã é desconhecido.

Essas pessoas são capazes de penetrar até as raízes de sua alma, nutrir, purificar, curar. Mas não tente aplicar pressão e força, pois dessa forma, elas lhe escaparão “pelos dedos”.

Quando essa pessoa se apaixona, isso pode não ser visível do lado de fora. Às vezes, é difícil para ela resolver seus sentimentos, pois durante o dia, pode se renovar várias vezes e novamente se sentir imbuída de simpatia pelo objeto do desejo.

Sensíveis, vulneráveis ​​e sentimentais, muitas vezes refletem a atitude que mostram.

São bons poetas e músicos e, em geral encontram na esfera da arte seu hobby. Apelos misteriosos os atraem: têm um pensamento místico.

Profissões como psicologia e filosofia lhes atraem, pois são bons especialistas na alma humana. Se interessam ​​por tudo relacionado ao mundo interior das pessoas, seus sentimentos e emoções.

A estação desses indivíduos, claro, é o outono. No entanto, muitos deles amam o inverno e a primavera – a neve, os desertos gelados inspiram, e os córregos e gotas murmurantes dão um estado de renovação.

Se o elemento Água estiver em excesso

No homem, independentemente de seu elemento natural, a energia da Água pode se intensificar em um certo estágio da vida. E então, em lugar de ser alegre e ativo, esse indivíduo pode mergulhar na tristeza e começar a reclamar das dificuldades.

Depressão, lágrimas, indecisão, hesitação e dúvida, medos e fobias, sensibilidade e compaixão excessivas, falta de autoconfiança são apenas alguns dos problemas que começam a atormentar. Uma pessoa nesse estado cederá em tudo e se ofenderá com facilidade.

Se você se sente atraído por melodramas e livros tristes, sente que está congelando e com falta de energia, então o elemento Água está gradualmente ganhando impulso e você. Isso pode se arrastar e, por um longo tempo, te sugar, como um pântano. Sair desse estado depois de algum tempo não será fácil.

Portanto, é melhor começar a sair lentamente agora.

Procurando inspiração e equilíbrio

O principal é não fazer movimentos bruscos. Em um sentido metafórico, você precisa se aquecer e obter apoio. Portanto, os elementos do Fogo e da Terra aqui serão de grande ajuda. Na natureza, o Fogo pode ser encontrado, é claro, no Sol, portanto, não se feche contra ele, deixe-o entrar em sua vida.

Deite-se em solo quente ou areia. Pratique esportes ao ar livre. Escolha o que você mais gosta, tente fazer sem muitos extremos. Sim, isso te mobiliza, mas uma liberação acentuada de energia pode levar ao mesmo declínio acentuado e, como resultado, à devastação.

Pela mesma razão, não beba álcool: os surtos de euforia passarão, e você mergulhará em uma apatia ainda maior.

Se você não quiser fazer nada, acenda velas, enrole-se em um cobertor quente e assista aos seus filmes favoritos.

Com quem conversar para entrar em equilíbrio

As pessoas do Fogo o inspirarão melhor, e as pessoas da Terra ajudarão a encontrar equilíbrio.

Se possível, vale a pena restringir temporariamente a comunicação com aqueles que, como você, têm apatia. Procure aqueles que o empurrarão para a ação, que o guiarão e o animarão. Cerque-se daqueles que lhe oferecerão um ombro amigo em momentos difíceis.

A compatibilidade com essas pessoas será muito boa. Representantes alegres e autoconfiantes do elemento Fogo podem ajudá-lo a sair do desânimo, e as pessoas que tem os pés firmes podem dar uma sensação de estabilidade e calma, dissipar dúvidas.

Como comer melhor

O principal é não consumir muitas bebidas e alimentos geralmente frios: isso resfria o fogo interno, “congela” a energia. Coma pratos quentes e picantes, não tenha medo de temperá-los com suas especiarias favoritas, é claro, com moderação. Frutas que contêm a energia da luz solar – damascos e maçãs – também são boas.

Alimentos sólidos e secos como nozes e pães também serão úteis. De bebidas, um bom café fraco com leite ou cacau.

Ao comer carne, tente evitar suas partes gordurosas: isso tornará a energia do corpo mais pesada e mais lenta, o que levará a um aumento da sonolência.

Como se comunicar com pessoas com excesso de Água
Pessoas com maior energia da Água tendem a sentir pena de si mesmas, mergulhando nas profundezas de suas almas, tão sutis e vulneráveis. Claro, você não pode ser indiferente a isso, mas se começar a também sentir pena, o problema só pode piorar.

Se você sentir que seu ente querido está imerso em apatia, tente cativá-lo de maneira discreta, por exemplo, pedindo ajuda a ele – o povo da Água responde a esses pedidos com prazer.

Enfatize seus méritos, lembre-se dos momentos em que ele teve sucesso em alguns negócios, expresse sua admiração e respeito por suas habilidades. Seja sincero: essas pessoas sentem falsidade.

Faça essa pessoa falar de algo pelo que ela é apaixonada, peça-a que conte sobre suas ideias, incentive-a a falar consigo mesmo. Se você perceber indecisão, garanta que você estará sempre pronto para ajudar em um momento difícil. Deixe-a segura de que pode confiar em você.

Se a condição dessa pessoa não estiver estável, apenas fique por perto, diga alguma coisa, prepare uma bebida. Às vezes, é muito difícil lidar com alguém assim, pois ela pode agir como uma criança e “chamar atenção”. Tente não se aborrecer, comunique-se com calma e positividade e ela apreciará sua atitude.

O que mais pode ajudar em casos de excessos de Água
Cores brilhantes como amarelo e laranja podem dar energia. Você pode observar, colorir, vestir essas cores.

Mesmo que prefira obras líricas nesse momento, combata sua vontade de melodias melancólicas: dê preferência a músicas engraçadas e alegres, pois elas criarão muito contraste com sua condição.

Será útil ouvir músicas calmas, especialmente se ela começar com um tom menor e depois se suavizar.

Vivernatural

Pessoas do elemento Fogo – como encontrar harmonia?



No artigo de hoje falaremos sobre as pessoas do elemento Fogo e como elas podem controlar sua energia para alcançar harmonia e equilíbrio.

Antes de mais nada, é importante entender que em cada um de nós, elementos diferentes daquele dominante em nós podem prevalecer de tempos em tempos. Isso pode se dever a vários eventos que ocorrem em nosso país e até a momentos aparentemente insignificantes como mudanças em nossa alimentação.

Por exemplo, alimentos pesados ​​”nos puxam” para o chão ou terra, provocando preguiça e inércia, enquanto alimentos leves, pelo contrário, aumentam nossa atividade, estimulando a energia do Ar (ou “vento”, como é chamado no Ayurveda).

É importante determinar sua energia inicial para viver em harmonia consigo mesmo, mas é igualmente importante ao longo da vida monitorar o fortalecimento e enfraquecimento dos quatro componentes, a fim de regular seu equilíbrio na alma e no corpo.

Hoje veremos como são as pessoas do elemento Fogo.

xamanismo fogo magia elementos natureza saúde

Caráter

Apaixonadas e enérgicas, rapidamente se levam pelo novo. São ativas, corajosas, lutam pela justiça, defendendo arduamente seus direitos. Se prontificam a qualquer momento a ajudar seus amigos. Muitos são os revolucionários “do Fogo”.

Com uma enorme capacidade de criação e criatividade inata, também podem ser destruidoras – uma natureza tão contraditória é dada a essas pessoas pelo seu “patrono”, o Fogo.

Claro, esses indivíduos também têm suas desvantagens: se você convive com eles, por exemplo, deve saber que são muito irritados e nervosos, e que sua incontinência periodicamente provoca brigas e conflitos.

Podendo agir impulsivamente, obedecem a emoções momentâneas e depois geralmente se arrependem. No entanto, graças a isso, não são vingativos: é difícil para eles acumular mágoas por um longo tempo, é muito mais fácil fazer o que lhes der na telha imediatamente.

Profissões nas quais essas pessoas se realizam envolvem o uso da criatividade e da atividade motora –políticos, empresários, artistas, atletas, bombeiros. Trabalhos rotineiros e monótonos são categoricamente contraindicados.

As pessoas desse elemento precisam constantemente “desabafar”, estabelecer metas e superar obstáculos, usando todo o seu potencial para isso. Qualidades como coragem, determinação e capacidade de assumir responsabilidades geralmente as levam a posições de liderança.

Por hobby, pelo contrário, são recomendadas coisas mais leves, como desenho, artesanato ou trabalhos manuais no geral.

Como dito acima, no decorrer da vida, qualquer energia pode se intensificar e até se tornar excessiva. Mesmo se você é natural do elemento Água, por exemplo, em algum momento pode perceber que se tornou irritadiço, tem ataques de raiva e agressão e se sente atraído por alimentos apimentados e álcool. Isso provavelmente significa que a energia do Fogo se intensificou e está ganhando força ou se tornando excessiva em você.

Intolerância para com os outros, arrogância e desejo de destruição – essas são suas manifestações negativas.

A energia do Fogo pode se amplificar por diversas razões muitas vezes individuais para cada pessoa – por esse motivo não as consideraremos em muitos detalhes.

São circunstâncias pessoais, como um relacionamento fracassado e mudanças no estilo de vida e alimentação.

O fato é que essas pessoas têm a capacidade de literalmente “acender” a si mesmas, e uma vez acesas, pode ser difícil parar, e isso pode levar a um círculo vicioso.

Como encontrar equilíbrio?

É bom que as pessoas do elemento Fogo interajam com a energia da Água na natureza: nade em um lago, caminhe pelo orvalho da manhã, banhe-se em Água de uma nascente. Só o ato de observar as ondas ou uma cachoeira já é útil, ajuda-as a se acalmar e fazer uma pausa, colocando seus pensamentos e emoções em ordem.

Meditar na natureza e fazer exercícios físicos suaves, bem como aulas de hidroginástica também são atividades muito úteis.

Com quem é melhor se comunicar

Obviamente, será útil se comunicar com pessoas da Água e da Terra. Como na natureza, a Água esfria e apaga o Fogo, pessoas da Água agem como um agente de resfriamento naqueles com energia demasiadamente ardente.

Nesse sentido, podemos observar a compatibilidade dos elementos. Talvez não seja necessário apagar completamente o Fogo, apenas acalmá-lo um pouco: uma pequena fogueira aquece e traz aconchego ao coração, mas um incêndio é capaz de destruição sem precedentes.

Como pessoas bastante flexíveis e compreensíveis, é improvável que aqueles da Água e seus sentimentos bastante móveis causem conflitos com indivíduos do Fogo. E isso é muito apreciado por esses últimos, que têm dificuldade em lidar com suas próprias emoções.

Já a Terra estabiliza a natureza explosiva do Fogo, diminuindo-o um pouco e, portanto, tornando-o mais manejável.

As pessoas da Terra, com sua calma e equilíbrio, reduzem a atividade das pessoas do elemento Fogo, e isso lhes dá a oportunidade de se acalmar, parar, pensar e resolver o problema de uma maneira diferente.

Nutrição

Pessoas com excessos de Fogo precisam de alimentos que contenham muita Água – frutas e legumes frescos, de preferência crus. Além disso, bebidas geladas à base de água são muito úteis. Se você sentir que sua irritação está aumentando, tente encontrar um pouco de equilíbrio com a ajuda de tais alimentos.

Você não deve ir a extremos! Você não deve, por exemplo, beber Água muito gelada, especialmente no calor, pois isso criará um “salto” demasiadamente acentuado, um desequilíbrio no corpo e, ao invés de harmonizar, só lhe gerará estresse adicional.

Também é melhor evitar pratos apimentados – alimentos com muitas especiarias provocam “calor” no corpo. Pimentas, alho e cebola devem ser limitados.

Não use bebidas energéticas e álcool: elas são prejudiciais a qualquer pessoa, mas para as pessoas do Fogo, elas podem ser realmente fatais.

Como se comunicar com pessoas do Fogo

Se você perceber que a energia do Fogo aumentou em seu amigo ou parente, tente ser flexível, compreensivo, tolerante e calmo ao se comunicar com ele.

Se você sente que ele está começando a ficar irritado, não agrave a situação, provocando-o ainda mais!

É melhor adiar a conversa e discutir tudo quando ele se acalmar. No entanto, não vale a pena permitir que ele te reprima ou insulte.

Pessoas com uma energia tão ardente aumentada são incapazes de se conter, e isso pode prejudicar muito seus entes queridos. Se isso se torna um hábito, o resultado criado é um relacionamento constantemente tenso, e como resultado, as pessoas inevitavelmente começam a se afastar.

Simpatia e gentileza devem ser demonstradas, especialmente quando se trata de questões de princípio, perseverança e firmeza.

Fale honestamente sobre seus sentimentos – pessoas do Fogo são muito emocionais e apreciam a sinceridade. Elas entendem bem a linguagem dos sentimentos.

Estabeleça uma estrutura razoável para lidar com esses indivíduos, para que não haja violação de nenhum limite.

O que mais pode acalmar o Fogo

É útil para pessoas com predominância do elemento Fogo ouvir aos sons da natureza, especialmente o som de ondas ou da chuva. Música clássica ou meditativa também lhes convém.

Essas pessoas podem ser acalmadas pelas cores e tons “frios”, e não brilhantes – azul, bege ou cinza, por exemplo. Apesar de muitas vezes serem cativados por cores fortes, o vermelho ainda deve ser evitado.

vivernatural

Pessoas do elemento Terra – caráter e como escolher uma chave



Em cada pessoa, todos os quatro elementos estão presentes simultaneamente, e é isso que cria harmonia. É claro que, no entanto, eles se encontram em diferentes proporções e, geralmente, por natureza, um ou dois são mais fortes que os outros.

Acontece que alguns começam a prevalecer demais – e isso pode acontecer com qualquer pessoa, independentemente do seu elemento principal.

Você pode estar mais pro lado da água por natureza, mas em algum momento, a energia da terra pode começar a dominar em você.

Na maioria das vezes isso acontece devido ao estilo de vida, hábitos e após alguns eventos estressantes. Não se preocupe: também discutiremos sobre como corrigir esse desequilíbrio.

Mas então, qual é a natureza e o mundo interior das pessoas nas quais o elemento terra é mais pronunciado? Veja a seguir.

Caráter

Essas pessoas são confiáveis, bem “fundamentadas”, estáveis, conservadoras e bastante teimosas.

Seu pensamento é lento e completo e com o aumento da energia da Terra, eles mesmos podem ser lentos.

Muito amigáveis e fiéis, têm um crescente senso de responsabilidade para com os entes queridos. Se essa pessoa se apaixona, geralmente é sério e por um longo tempo.

São caracterizadas por sua sistemática persistência no que se refere à conquista de um objetivo. Pensam especificamente, preferem viver aqui e agora, estabelecem objetivos reais e não gastam tempo com sonhos e fantasias.

Seus desejos, embora não sejam rápidos, geralmente são realizados.

Essas pessoas são intuitivamente atraídas por indivíduos cujo estado interno seja instável, e sabem como incutir confiança e tranquilidade com um olhar.

Mesmo em situações críticas, as pessoas “da terra” não se perdem, mantendo sua capacidade de pensar com clareza e sobriedade, além de agir de maneira eficaz.

É muito difícil deixá-los loucos, uma vez que a Terra pode absorver e processar energias negativas por muito tempo; no entanto, se isso acontecer, as coisas podem esquentar: uma vez perdida a paciência, essas pessoas demoram muito tempo para se acalmarem.

De suas deficiências, em primeiro lugar, vale notar sua preguiça e passividade, além de sua criticidade em relação a tudo o que há de novo – esse conservadorismo, em sua visão, ajuda a proteger as tradições e a organizar com sucesso o espaço ao seu redor.

A Terra, como energia pesada, oferece a eles uma característica: tendem a ficar presas em algumas coisas.

Portanto, por exemplo, é difícil para essas pessoas abandonar os maus hábitos e mudar seu local de residência. Elas também podem ser “sugadas” pelo trabalho e depois se tornam verdadeiras workaholics.

Por trabalharem bem com as mãos, algumas vezes esses indivíduos se tornam artesãos entre eles. Eles também podem ser encontrados em qualquer profissão em que seja necessária resistência, atenção, concentração e força física.

Artes aplicadas, construção, gerenciamento, paisagismo, jardinagem, especialidades técnicas – eles têm acesso a um grande número de profissões em áreas completamente diferentes, mas não se adaptam muito bem a áreas que exigem uma troca rápida e frequente de atenção, geração de ideias e onde haja necessidade de correr riscos constantemente.

Excesso de elementos da Terra

Com o excesso de elementos da Terra, a pessoa se torna muito lenta e preguiçosa, podendo passar horas no sofá, sendo atraída pela cama e dormindo em excesso. Isolamento, ranzinza e teimosia costumam aparecer ou se intensificar.

Ficar com excesso desse elemento não é tão difícil: se, por exemplo, você não pratica esportes, tem um trabalho sedentário (por exemplo, em um escritório) e come muita comida “pesada” e gordurosa, então com o tempo, a energia da Terra começará a prevalecer em você. Além disso, esse desequilíbrio geralmente é acompanhado de excesso de peso.

Em casos completamente negligenciados, a pessoa pode se tornar sombria, não sociável e mostrar uma propensão a acumular.

À procura de interesse e inspiração

É claro que, nessa situação, é melhor praticar esportes ativos na natureza. Você pode começar com exercícios matinais e mudar gradualmente para mais esportes móveis.

No inverno, podem ser esquis e patins e no verão, bicicleta, patins, corrida, esportes coletivos, artes marciais, etc.

Em geral, com o fortalecimento desse elemento, quaisquer exercícios ao ar livre e natação são muito úteis.

Água, ar e sol – tudo isso pode acordar, agitar a pessoa “da terra”, dar-lhe um impulso para a ação, elevar seu espírito e aumentar sua motivação.

Com quem é melhor se comunicar

Se você sente que está se tornando cada vez mais difícil se empenhar em ações ativas, tem indiferença à vida, não quer se esforçar por nada e que precisa superar sua sonolência, significa que é hora de conversar com aqueles que podem ajudar a superar essa condição.

Converse com pessoas dos elementos Ar e Fogo, pois sua constante vivacidade, mobilidade e entusiasmo pelo novo não permitirão que você, da Terra, fique completamente entorpecido. Essas são algumas maneiras de inflamar, inspirar, liderar.

Pessoas do Fogo darão alegria e esperança, e pessoas do Ar darão leveza, emancipação e liberdade. Elas o infectarão com ideias, projetos, e o incentivarão a participar de atividades criativas, o farão despertar.

Não repila a ajuda deles! Quanto mais tempo você estiver preguiçoso e imóvel, mais sua condição se intensificará e se tornará cada vez mais difícil se afastar dela.

Nutrição

O primeiro passo é abandonar alimentos gordurosos e pesados. Também é melhor limitar o consumo de carne e de produtos de farinha (como massas, pães e doces) por algum tempo. Claro, isso não significa que você deve excluir drasticamente os produtos acima de sua dieta. Apenas tente não consumi-los com muita frequência e em grandes quantidades.

Em nenhum caso, coma demais!

Inclua o maior número possível de frutas e legumes à sua dieta, mas atenção, produtos “pesados” como bananas, caquis e batatas devem ser temporariamente limitados, ao passo em que maçãs, tangerinas, laranjas, verduras, pepinos e tomates são bastante úteis.

Também será bom para a saúde beber mais água e sucos espremidos na hora. Tente evitar café, leite e cacau.

Quanto ao modo de preparo, o melhor é comer alimentos crus, cozidos, assados ou grelhados, mas não fritos. Claro, o fast food terá que ser completamente descartado.

Se possível, não coma picles, marinadas, arenques e outros alimentos salgados durante a dieta. Não ingira álcool, pois além dos danos que causa ao corpo por si só, também aumenta o apetite, o que contribui para o hábito de comer demais.

Como se comunicar com pessoas do elemento Terra

Pessoas do elemento Terra e aquelas nas quais a energia da Terra se tornou dominante, podem ser excessivamente teimosas e exigentes.

Torna-se muito difícil convencê-las de algo, elas não aceitam novos pensamentos, mantendo sua posição obstinadamente.

Se você perceber isso em algum de seus entes queridos, será preciso paciência e muita energia para removê-lo do “ponto morto”. Mas atenção: você não deve criar um confronto. É melhor oferecer-lhe algo novo, voltar sua atenção para outras coisas mais importantes.

Não discuta com ele em todas as ocasiões menores – pelo contrário: é mais sábio vencer nos detalhes. Tente convencê-lo a fazer algo interessante, como uma caminhada, uma visita guiada, uma viagem, um esporte conjunto. Dê-lhe raquetes de tênis e desafie-o a jogar no parque.

Lembre-se do que ele ama, do que gosta e ofereça-se para fazerem isso juntos. Pessoas da Terra precisam de recargas emocionais, e para que isso ocorra, você pode por exemplo convidá-las para um concerto ou festa. Em geral, tudo deve ser feito para agitar e estimular essa pessoa.

Se ela resistir, no entanto, não insista. Lhe dê a oportunidade de pensar sobre as coisas. Essas pessoas precisam de tempo para mudar de planos e participar de um novo evento.

Depois de alguns dias, você pode lembrá-la disso, como por acaso e perguntar se ela mudou de ideia.

No geral, as pessoas desse elemento sempre precisam de tempo para se reajustar, não se esqueça disso.




O que mais pode acordar uma pessoa da Terra


Essas pessoas são “ativadas” por exercícios respiratórios ao ar livre, bem como por músicas divertidas e enérgicas, com violão e canto, por exemplo.

Um importante papel no estado emocional dessa pessoa também é desempenhado pelas cores. Nesse caso, cores como vermelho, amarelo, laranja, azul claro e branco em sua casa e vestimentas podem deixá-la mais alegre.

Com o aumento da energia da terra, cores como marrom e preto, bem como tons escuros de verde e cinza, devem ser evitados.

vivernatural

Pessoas do elemento Ar – caráter e chaves de comunicação





Neste artigo, falaremos sobre pessoas dominadas pelo elemento Ar, as peculiaridades de sua natureza, como interagir com elas e o que fazer caso esteja com “excesso” de energias do Ar.

De fato, isso pode acontecer com todas as pessoas. Mesmo que seu elemento principal seja a Terra, por exemplo, isso não significa que ele prevalece constantemente. O ser-humano é uma criatura dinâmica, e periodicamente uma energia ou outra se torna dominante em seu corpo. É importante entender qual deles está atualmente ampliado e ajustar seu estilo de vida a isso.

Caráter

Pessoas “de Ar” são caracterizadas por sua impetuosidade, leveza, invisibilidade e velocidade. Essas pessoas geralmente não são notadas no momento. Sua caminhada é leve e seu estilo de comunicação é discreto.

A pessoa de Ar vive em seus pensamentos, um pouco isolada da vida real e cotidiana. Ela se distingue por ter uma mente afiada, propensão para o pensamento abstrato e um estilo extraordinário e criativo. Seu trabalho, em contraste com o trabalho das pessoas regidas pelo Fogo, se volta mais para a geração do que para a implementação de ideias.

Essas pessoas interagem facilmente com o mundo sutil e frequentemente têm uma disposição leve e alegre – mas isso, é claro, depende de outros fatores como o ambiente e a própria natureza da pessoa. Se tudo se desenvolver bem para essa pessoa, ela será alegre e curiosa.

Apesar da sociabilidade e conversação, geralmente as pessoas do Ar são delicadas e diplomáticas, sendo que, no entanto, caso alguém aja com falta de educação, ou se algo/alguém as machucar, elas podem ser irônicas e usar palavras muito agressivas e provocadoras.

Vivem mais segundo a razão que os sentimentos, mas ao mesmo tempo são extremamente vulneráveis e tendem a suprimir um pouco as emoções, o que posteriormente pode levar ao aumento da irritabilidade.

Aliás, essas são pessoas bastante irritáveis. Naturalmente, que não agem com a mesma raiva daqueles regidos pelo Fogo, que envolvem tudo com chamas ardentes, ao invés disso, pessoas do Ar são mais propensas a “acender” e explodir, como uma rajada de vento.

Por natureza, são pensantes e criativas, sempre tendo algum tipo de ideia. Podem ser caracterizadas por um certo “afastamento” da terra. Caso estejam fazendo algo novo e interessante, são capazes de se esquecer de comer, dormir e até mesmo ir ao banheiro.

Se a pessoa estiver com excesso de energias do Ar

O excesso de energias do Ar pode ser percebido por uma crescente ansiedade. Pessoas do Ar são bastante móveis, mas com o aumento energético, elas se tornam agitadas e até hiperativas.

Irritabilidade, despertares noturnos frequentes, pensamentos obsessivos e distração também podem ser adicionados a isso. Torna-se difícil se concentrar em uma coisa, e negócios inacabados gradualmente se acumulam.

Nem tudo isso está presente simultaneamente, mas uma ou duas manifestações já podem indicar que o Ar interno está começando a ser demais.

Procurando paz e apoio

Quando as energias do Ar são demasiadamente amplificadas, tudo o que pode “aterrar” a pessoa é útil e pode ser usado para acalmá-la. É muito importante que ele sinta apoio debaixo de seus pés. Dito isso, essas pessoas podem se beneficiar da comunicação com pedras e minerais – o indicado é terapia com pedras, areia e argila.

Areia quente, banhos de sal e lama, massagens – tudo isso ajuda a relaxar e a ter contato com a terra, além de aumentar o contato com o corpo, que é simplesmente necessário para as próprias pessoas do Ar e para aqueles com excessos da energia do elemento.

Também é bom conversar com árvores, abraçá-las, sentir seu poder e calor. Isso também pode remover a ansiedade e estabilizar a condição.

Com quem é melhor se comunicar

Tente se comunicar com mais frequência com as pessoas do elemento Terra.

Muitas vezes, as pessoas do Ar subestimam essas pessoas, considerando-as muito mundanas e conservadoras, incapazes de entender o valor de projetos e ideias criativas. No entanto, são as pessoas da Terra que podem se tornar um refúgio seguro para as do Ar, é para elas que os “ventos” sempre podem retornar após suas longas jornadas. Indivíduos regidos pela Terra também ajudarão as pessoas do Ar a entender melhor as necessidades de seus corpos e lhes darão a confiança e estabilidade que geralmente não possuem – ao menos não o suficiente.

Às vezes é tão necessário parar, pensar em tudo e decidir o que fazer a seguir. Repensar e analisar calmamente a situação trará mais do que decisões impulsivas e confusão.

Nutrição

As pessoas do Ar devem se lembrar de uma regra importante: é aconselhável comer alimentos quentes.

Para elas, assim como para as pessoas do elemento água, são indicados os alimentos sólidos, como nozes, ou viscosos, densos. Bebidas fermentadas são altamente indesejáveis, pois aumentam o Ar. Você não deve beber nada muito frio, especialmente limonadas com gelo, sucos e água. Chás quentes são muito úteis, bem como leite, café e cacau.

Obviamente, frutas e vegetais crus não devem ser evitados, mas serão mais úteis cozidos ou assados.

Se as pessoas do elemento Ar são apaixonadamente levadas por alguma ocupação, elas podem facilmente pular as refeições. No entanto, isso é um erro, pois tais omissões podem provocar aumento de ansiedade e dores de cabeça, além de privar o corpo de força! À noite você vai se sentir exausto!

Se não houver como fazer uma refeição adequada, você deve optar por pelo menos fazer um lanche com nozes e frutas secas.

Como se comunicar com pessoas do elemento ar

Se o seu ente querido ficou inquieto e nervoso e pensamentos ansiosos o atormentam, então, para ajudar, tente conversar calma e cuidadosamente com ele. As pessoas do Ar realmente valorizam a confiança nos relacionamentos. É necessário que a conversa ocorra em silêncio, em um local confortável em que elas se sintam seguras. Pergunte o que as está incomodando, ouça com atenção e ofereça sua ajuda.

Em nenhum caso, exagere a situação, não se irrite, não as interrompa, não negligencie suas preocupações.

Sim, às vezes essas pessoas se preocupam quase sem razão. No entanto, seus perigos imaginários são reais para elas, e é preciso demonstrar paciência e gentileza para convencê-las de que não há com o que se preocupar. É importante que sintam que a qualquer momento podem entrar em contato com você e obter apoio e compreensão.

As pessoas do Ar também gostam quando alguém pode proporcionar-lhes condições confortáveis ​​para relaxar. A reinicialização periódica em paz e sossego é vital para elas.

O que mais pode acalmar o Ar

Para acalmar um pouco a energia do Ar, é útil ouvir músicas lentas e suaves, com predominância de timbres baixos ou intercalados. Meditações e relaxamentos com a música também serão muito úteis. Terapias corporais e ioga também são boas pedidas.

As cores às quais as pessoas regidas pelas energias do Ar podem apelar para se acalmar incluem cores terrosas como por exemplo bege, marrom, verde escuro e, em geral, tudo o que está presente nos elementos da terra e na vegetação.

vivernatural

A energia dos elementos e a natureza do homem – como elas estão interligadas?



Por que existe essa separação e como a energia dos elementos está relacionada ao caráter e às emoções de uma pessoa? Descubra a seguir

O que são elementos

O fato é que nosso mundo, o universo e tudo o que nele existe, consiste em quatro elementos principais: fogo, água, terra e ar. Tudo o que você vê ao seu redor pode ser descrito com a ajuda deles.

Interagimos constantemente com esses elementos primários: andamos no chão, respiramos ar, nos aquecemos com fogo, bebemos água. O corpo humano também inclui todos os quatro elementos.

A totalidade das manifestações de diferentes energias da natureza é chamada de elemento.

Quando dizemos, por exemplo, “o elemento água”, não queremos dizer água específica em um copo. É precisamente sobre as qualidades da água em geral, suas características como elemento (fluidez, variabilidade, frio, mobilidade) – trabalhando com essas qualidades e condições na natureza ou em nós mesmos, trabalhamos apenas com os elementos da água.

Tipologias de conhecimento elementar

De fato, há mais de uma tipologia que se baseia no conhecimento dos elementos primários. Por exemplo, a medicina indiana divide as pessoas de acordo com a constituição do corpo e as características da esfera emocional em três tipos:

vata,
pitta,
kapha

Vata é ar, pitta é fogo e kapha é água e terra.

quatro elementos água terra ar fogo homem natureza

Dependendo de suas características psicofísicas, a pessoa é atribuída a uma delas. Mas note: as outras duas também estão presentes, apenas se manifestam em menor grau.

Na medicina tibetana, também são definidos três tipos de energias presentes no corpo humano: vento (ar), fogo e muco (terra e água)

Curiosamente, nos sistemas indiano e tibetano, os elementos terra e água são combinados em um único elemento. A explicação para isso é simples: na natureza, eles quase sempre coexistem juntos.

Hipócrates fundamentou sua teoria dos quatro temperamentos pela predominância de um dos quatro elementos (sucos) no corpo humano:

bile (pessoa excitada – colérica)
fleuma (equilibrada, lenta – fleumática)
sangue (móvel, alegre – sanguíneo)
bile negra (triste, medrosa – melancólica)
Aqui o elemento fogo se manifesta através de temperamentos coléricos, ao passo que fleumáticos representam o ar e aquáticos se manifestam através de temperamentos melancólicos.

Os quatro elementos nos sistemas divinatórios

Se analisarmos os sistemas de adivinhação mais comuns, veremos que eles também são baseados no conhecimento dos elementos. Por exemplo, os Arcanos Menores do Tarô são divididos em quatro naipes, cada um dos quais, de fato, é uma manifestação de uma das quatro energias. Copas são água, espadas são ar, ouros são terra e paus são fogo.

Da mesma forma as runas também estão associadas aos elementos, e por trás de muitas delas existem arquétipos que personificam vários fenômenos naturais. Por exemplo, Isa – gelo (água), Sowelu – o sol (fogo), etc.

Essas runas traduzem conhecimentos e segredos antigos sobre a estrutura do mundo e, portanto, não é de surpreender que elas sejam descritas através dos elementos.

Como isso se manifesta na natureza das pessoas
Somos todos pequenas partículas do universo. O homem é uma espécie de microcosmo. Não nos separamos do universo e da natureza, vivemos e nos desenvolvemos de acordo com as mesmas leis. Não apenas em nosso corpo, mas também na maneira de pensar, caráter e emoções, as energias naturais também aparecem.

A seguir veremos exatamente como isso acontece:

quatro elementos água terra ar fogo homem natureza

Elemento Fogo

Quais são as propriedades do fogo como tal? Bom, como você já deve ter imaginado, calor, rapidez, capacidade de queimar, de destruir e limpar o espaço e liberar energia. O fogo inclui fenômenos naturais como o sol, raios, erupções vulcânicas e incêndios florestais. Na vida cotidiana, são faíscas, fogueiras e velas.

No corpo humano, ele se manifesta através da temperatura corporal e, em geral, de energia. Com o movimento, esse elemento no homem se intensifica, enquanto em repouso, diminui.

Nas pessoas em que prevalece, a temperatura do corpo aumenta levemente. Essas pessoas estão constantemente em movimento. São personalidades ativas, emocionais e criativas.

No entanto, são também impacientes, propensos a explosões de raiva e geralmente agem com pressa.

A energia ardente neles ferve, não dando descanso. Eles têm um bom metabolismo e, em geral, todos os processos no corpo prosseguem aceleradamente. Os valores de sua vida são justiça e sinceridade.

A reação ao estresse é irritação e, em situações de crise, podem mostrar raiva e agressão abertamente.

Se essas qualidades se manifestam de maneira mais ou menos estável, podemos dizer que nessa pessoa impera o elemento fogo.

quatro elementos água terra ar fogo homem natureza

Elemento Água

Na natureza, podemos observá-lo em toda parte, em mares, rios, lagos, cachoeiras, nevoeiros, orvalho, chuva, granizo, gelo e neve.

O reino da água é um mundo especial que muitas vezes se esconde dos olhos humanos e vive de acordo com suas próprias leis, mas é incrível e bonito.

A água lava, limpa, esfria. É também um símbolo do renascimento – não à toa os ritos batismais estão associados a esse elemento.

A água é quase universal e até o corpo humano é composto de 80% de água. Todos os fluidos do nosso corpo são uma manifestação dos elementos da água: sangue, linfa, suor, líquido intracelular, lágrimas, etc.

Ela recompensa seus filhos com qualidades interessantes: essa pessoa não entra em batalha da mesma forma que representante da energia do fogo, e preferem agir de maneira indireta, contornando cantos afiados e suavizando-os, esfriando o ardor do oponente. É capaz de passar “flutuar” entre espaços e energias, se moldando de acordo.

Diferentemente das pessoas de fogo, geralmente têm uma temperatura corporal ligeiramente reduzida, o que desacelera os processos internos.

A água está nas entranhas da terra, onde existem correntes profundas, da mesma forma, nas pessoas, o elemento água representa processos profundos e inconscientes e, portanto, essas pessoas são intuitivas e atenciosas. Seus valores são arte, autoconhecimento e a esfera sensual.

Elas reagem ao estresse de uma maneira diferente: mergulham fundo em si mesmos, ficam chateados e tristes. Em uma crise, podem ficar deprimidos e chorar.

quatro elementos água terra ar fogo homem natureza

Elemento Terra

A própria terra, se não for misturada com água, é seca, fria e dura. Na natureza, é representada, de fato, pela própria terra e por todos os seus derivados – pedras, minerais, metais e sais, bem como pelas plantas. Suas propriedades são a fertilidade e a capacidade de reciclar resíduos.

No corpo humano, é responsável pelo sistema esquelético e está presente nos tecidos e cartilagens misturadas com água e ar.

A Terra é um símbolo de fertilidade, abundância, riqueza e estabilidade.

Os representantes desse elemento são equilibrados, levam tempo e fazem tudo bem. Eles se sentem realmente próximos da terra: sentem seu corpo, suas necessidades e, portanto, amam as alegrias simples da vida. Valorizam tradições e estabilidade.

Não são tão flexíveis quanto os representantes da água, nem tão móveis quanto as pessoas os do fogo, mas são fisicamente fortes, bem construídos, têm boa saúde e um sistema nervoso estável. São também leais, confiáveis ​​e em situações estressantes, imperturbáveis. Durante crises, eles podem “hibernar” – mostrando apatia e preguiça.

quatro elementos água terra ar fogo homem natureza

Elemento Ar

Ar é transparência, velocidade, leveza, resfriamento, separação da terra, céu, altitude e voo. O elemento do ar na natureza está em toda parte – afinal, o ar está em toda parte, assim como vento, furacões, tornados e tempestades.

É difícil superestimar a importância do ar em nossas vidas, porque nós o respiramos. No corpo humano, é representado pelo sistema respiratório, pelos espaços vazios e também está presente em todas as células do corpo.

A energia do ar, além de um corpo frágil, geralmente dá aos seus representantes uma comunicação discreta e até alguma superficialidade. Essas pessoas frequentemente pairam nas nuvens – elas vivem em um mundo de pensamentos e ideias. São rápidas, como pessoas de fogo, mas seu caráter é mais leve.

Elas não mergulham nas profundezas de seu mundo interior, como pessoas da água, não lutam zelosamente por justiça, como pessoas de fogo, e não diferem em estabilidade e tranquilidade, como pessoas da terra. No entanto, não estão inclinados a se prender a nada e sempre podem encontrar uma solução extraordinária em um impasse.

O vento é seu próprio mestre – ele caminha para onde quiser, e as pessoas desse elemento valorizam a liberdade de pensamentos, palavras e ações mais do que qualquer outra coisa. Essas pessoas geralmente se afastam de problemas mundanos, não “fundamentados”, portanto, não sentem muito bem o corpo, muitas vezes não conseguem cuidar adequadamente de suas necessidades.

Elas reagem ao estresse com ansiedade e confusão. Em crises, ficam sujeitas a medos e fobias.

Conclusão

Neste artigo, falamos sobre como as energias naturais estão conectadas ao caráter das pessoas, de como eles se manifestam através delas. Logo logo voltaremos a este tópico mais de uma vez, uma vez que ele oferece muitas oportunidades para conhecer a si mesmo e ao mundo ao nosso redor.

Trabalhando com a energia dos elementos dentro de si, você pode fortalecer certas qualidades de sua personalidade; e mais: ficará ciente dos vários processos que ocorrem no corpo e até curar várias doenças – do corpo e espírito.

vivernatural