Bem vindos ao nosso Espaço Holistico Reiny Kamanishy! Aqui vamos aprender um pouquinho a respeito das terapias holísticas, Vamos conhecer o que cada uma delas pode nos proporcionar, lembrando que para se aprofundar e aprender verdadeiramente é necessário cursos com profissionais qualificados com profundo conhecimento em técnicas holísticas. Todas as técnicas são naturais e complementares, para a melhoria de qualidade de vida, NÃO devendo substituir em hipótese alguma o tratamento médico.
sábado, 11 de agosto de 2018
MUSICOTERAPIA, DESCUBRA O QUE É E PARA QUE SERVE!
Musicoterapia é o uso da música para melhorar o bem-estar ou ajudar no tratamento de um indivíduo ou grupo.
As diferentes sensações que a música pode produzir geram uma resposta fisiológica e emocional que pode ser usada, seja em busca de uma melhora para uma patologia ou simplesmente como um suplemento para o desenvolvimento físico e o bem-estar.
ORIGENS DA MUSICOTERAPIA
Desde os tempos antigos, a música tem sido usada em todos os rituais, tanto mágicos, religiosos e de cura. Os egípcios usavam a música para ajudar na fertilidade das mulheres e os hebreus também a usavam para outros problemas físicos.
Foram os gregos, no entanto, que criaram as fundações do que hoje é usado como musicoterapia:
Aristóteles criou a teoria do Ethos ou música que causa diferentes estados de espírito. Ele concluiu que os seres humanos e a música tinham uma conexão especial e que o caráter e o humor podiam ser influenciados por diferentes Ethos.
Pitágoras explicou que as estrelas se moviam com a música entre elas , o que levou à união da música e da matemática. Ele concluiu que a doença mental era uma desordem musical na alma, e a própria música serviria para restabelecer a harmonia.
Platão, por outro lado, via a música como uma manifestação dos deuses e, em seu trabalho, enfatizava a importância da música na educação.
Desde as origens da musicoterapia , é a teoria do Ethos ou também chamada de teoria dos modos gregos, a mais importante. Graças a isso, o ethos de cada escala, harmonia e ritmo foram estabelecidos.
Durante os séculos seguintes, diferentes teóricos contribuíram para o estabelecimento da musicoterapia como um tratamento para doenças físicas e emocionais. A teoria dos afetos aparece, baseada na teoria do Ethos e da qual nascerá a ópera.
No entanto, o estudo científico da terapia de música não começou até o século XVIII e atingiu o seu pico quando os hospitais músicos foram contratados para jogar os sobreviventes da Primeira Guerra Mundial.
BENEFÍCIOS DA MUSICOTERAPIA
A musicoterapia pode ajudar com a melhoria das funções cognitivas, ajudando a aumentar a concentração, atenção e, portanto, a aprendizagem em geral.
No nível emocional , é de grande ajuda no tratamento de estados de ansiedade, diminuindo os níveis de estresse e contribuindo para o relaxamento.
No plano físico , a musicoterapia ajuda a melhorar as habilidades motoras e estimula o movimento dos músculos e articulações.
COMO A MUSICOTERAPIA PODE ME AJUDAR?
Lembre-se de que o resultado será afetado pela maneira como você desenvolveu um relacionamento com a música. No entanto, há generalidades que podem ser aplicadas à maioria das pessoas, por exemplo:
Um tom mais vívido fará a pessoa se sentir mais alegre, enquanto um tom mais baixo irá induzir situações calmas.
Em harmonia, a importância dos acordes cai, portanto, aqueles que são mais consonantes proporcionarão equilíbrio e tranquilidade enquanto os acordes dissonantes criam angústia e preocupação.
Tempos mais rápidos incitam sentimentos de alegria e vitalidade, enquanto tempos mais lentos convidam a paz e relaxamento.
Você tem que levar em conta a intensidade também, porque não importa o quão agradável ou serena seja uma música, se o seu volume for alto, irá irritar o ouvinte em algum momento.
Fonte: We Mystic
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário