quarta-feira, 18 de julho de 2018



O Filtro dos Sonhos (Dreamcatcher) ou teia do sonho são mandalas de cura de origem nativa norte-americana.

No Brasil, os xavantes e os tupis fazem esse mesmo filtro. Quando dormimos, nossos sonhos sofrem influências de boas ou más energias.

A função do filtro é a de nos proteger, capturando energias indesejadas, que se desfazem com a luz do sol. Podem ser usados como simples objetos decorativos, no entanto, ao ativá-los com uma intenção, tornam-se objetos de poder. Ao fixarmos nossa atenção durante a confecção do filtro, mobilizamos nossas energias internas, e assim, nos limpamos de influências exteriores e nos equilibramos. Ao tecer a teia, vamos nos conscientizando de nossas potencialidades. Pode nos levar a um estado meditativo, capaz de alterar nossa consciência e nos fazer recordar de sonhos e propósitos adormecidos. É um instrumento de poder canalizador. É importante termos consciência de que os instrumentos de poder são ferramentas que nos auxiliam, são veículos que nos facilitam o contato com o nosso mundo interno, no entanto, não devemos nos tornarmos dependentes.

As Lendas

Índios Hoppis, do Arizona (EUA):

Duas tribos estavam em guerra e as crianças não conseguiam dormir. O Xamã da
tribo tinha tentado de tudo, mas não conseguia resolver o problema. Rezou para a "mãe búfala", que o orientou a fazer um círculo com um galho de árvore e a pedir para uma aranha trançar uma teia dentro.

Depois disso, ele deveria pendurar penas e sementes e colocar onde as crianças estavam. Elas passaram a dormir bem e o símbolo passou a ser usado como amuleto de proteção.

IKTOMI

Conta uma velha lenda dos nativos norte-americanos, que um velho índio ao fazer uma Busca da Visão no topo de uma montanha, lhe apareceu IKTOMI, a aranha, e comunicou-se em linguagem sagrada.

A Aranha pegou um aro de cipó e começou a tecer uma teia com cabelo de cavalo e as oferendas recebidas.

Enquanto tecia, o espírito da Aranha falou sobre os ciclos da vida, do nascimento á morte e das boas e más forças que atuam sobre nós em cada uma dessas fases. Ela dizia : "Se você trabalhar com forças boas, será guiado na direção certa e entrará em harmonia com a natureza. Do contrário, irá para direção que causará dor e infortúnios".
No final a Aranha devolveu ao velho índio o aro de cipó com uma teia no centro dizendo-lhe:

"No centro está a teia que representa o ciclo da vida. Use-a para ajudar seu povo a alcançar seus objetivos, fazendo bom uso de suas idéias, sonhos e visões. Eles vem de um lugar chamado Espírito do Mundo que se ocupa do ar da noite com sonhos bons e ruins. A teia quando pendurada se move livremente e consegue pegar sonhos, quando eles ainda estão no ar. Os bons sonhos sabem o caminho e deslizam suavemente pelas penas até alcançar quem
está dormindo. Já os ruins ficam presos no círculo até o nascer do sol, e desaparecem com a primeira luz do novo dia"

Nakomi

Uma aranha fiava sua teia próxima à cama da avó (Nokomi). Todos os dias ela
observava a aranha trabalhar. Alguns dias depois, o neto entrou e, ao ver a aranha na teia, pegou uma pedra para matá-la. Mas a avó não deixou. O garoto achou estranho, mas respeitou o seu desejo. A velha mulher voltou-se para observar mais uma vez o trabalho do animal e, então, a aranha falou:

“Obrigada por salvar minha vida. Vou dar-lhe um presente por isso. Na próxima Lua nova vou fiar uma teia na sua janela. Quero que você observe com atenção e aprenda como tecer os fios. Porque esta teia vai servir para capturar todos os maus sonhos e as energias ruins. O pequeno furo no centro vai deixar passar os bons sonhos e fazê-los chegarem até você.

Quando a Lua chegou, a avó viu a aranha tecer sua teia mágica e, agradecida, não cabia em si de felicidade pelo maravilhoso presente: “Aprenda”, dizia a aranha.

Finalmente, exausta, a avó dormiu. Quando os primeiros raios de sol surgiram no céu, ela acordou e viu a teia brilhando como jóia graças às gotas de orvalho capturadas nos fios. A brisa trouxe penas de pomba que também ficaram presas na teia, dançando alegremente e, por último, um corvo
pousou na teia e deixou uma longa pena pendurada. Por entre as malhas da teia, o Pai Sol sorria alegremente. E a avó, feliz, ensinou todos da tribo a fazerem os filtros de sonhos. E até hoje eles vêm afastando os pesadelos de muita gente.

Utilizando no dia-a-dia

Para que tornemos um simples objeto em um instrumento de poder, devemos
confeccioná-lo de forma ritualística. Antes de iniciar, defina o seu propósito, coloque uma
música relaxante e durante toda a execução, procure manter sua atenção aos pensamentos que vão surgindo,utilizando a energia e força que vem do Espírito. Quando sentir que está perdendo a conexão, reafirme o propósito.

Quando estiver pronto o filtro, antes de pendurá-lo no local escolhido, purifique o
ambiente, o próprio filtro, e reafirme o seu propósito. Faça sua própria cerimônia. Peça
proteção para o lar, família, pensamentos.

Agradeça a ajuda recebida.

Geralmente são colocados onde a luz bate pela manhã, em frente à janela. Os
nativos ensinam que os sonhos bons passam pelo furo no centro e os maus sonhos ficam presos na teia e se dissipam a luz do amanhecer.

O filtro é comumente utilizado para proteger os sonhos, porém não nos livraremos
dos pesadelos, mas os receberemos como lições a serem aprendidas, o que ele faz é impedir que energias externas e consideradas como negativas interfiram no processo natural do sonhar e viajar pelo Tempo do Sonho, que é de onde vem grande parte do conhecimento de cada um de nós.

No Xamanismo evoca-se a essência espiritual da aranha para compreender
melhor a teia da vida.

Algumas utilidades dos filtros:

- Pode ser utilizado para proteger das coisas negativas que vêm de fora e também
das que estão dentro de cada um;

- Para conectarmos a força dos bons espíritos da noite para nos dar inspiração e
insights e nos proteger quando dormimos;

- Para nos dar habilidade, para resolvermos facilmente os problemas diários de
maneira centrada;

- Para nos proteger e nos fortificar;

- para evocar a criatividade e a imaginação;

- Para sonharmos mais;

- Para tecermos nossa própria teia;

- Para se obter independência e coragem, para rompermos com as armadilhas que
criamos, sejam emocionais ou espirituais;
O tempo de ativação do filtro para um determinado propósito é de 21 dias,durante
este período continue reafirmando o propósito inicial. Depois disso funcionará como um instrumento de proteção. Deve ser colocado no Sol para limpá-lo e energizá-lo.

Se a teia se romper, deverá ser jogado fora ou em água corrente ou queimado.

Simbolismo

O Aro do filtro é a roda da vida, e a teia que tecemos são nossos sonhos, não somente os sonhos que temos quando em contato com o Tempo do Sonho, mas também de nossa alma, e o mundo de energia em movimento com o qual lidamos no nosso dia-a-dia.O centro da teia é o vazio,o espírito
criador,o grande Mistério.

Aranha: Em razão de sua rede de raios tecida habilmente e de seu posicionamento
central, é considerada na índia símbolo da Ordem Cósmica, assim como a tecelã
(maya) do mundo sensível. É a Criadora Cósmica e a senhora do destino; podendo
ser ainda um símbolo do narcisismo, pois contém em seu símbolo a obsessão por seu
centro. Para os índios, a aranha simboliza a vida: tudo é resolvido na teia, é onde
ela trabalha, come e dorme. Quando alguém faz o filtro, está tecendo a vida de uma
pessoa.

Filtro dos Sonhos

O Círculo: é a roda da vida; trabalha o corpo físico e a aura. No simbolismo ancestral o círculo é o símbolo do espaço infinito, sem começo e sem fim. Qualquer que seja a representação simbólica em qualquer era e em qualquer cultura, um Círculo de Poder, serve como um espelho, onde podemos ver o reflexo do Universo e o Grande Tudo, que contém a totalidade, trabalhando para o entendimento dos mistérios da vida, do cosmos, e das leis naturais.

Teia: os sonhos de nossa alma, e o mundo de energia em movimento com o qual
lidamos no nosso dia-a-dia; envolve o emocional;

Penas: Simbolizam a respiração e o elemento ar.

Filtro dos Sonhos

Feche os olhos por um momento e fique em silêncio. Centre-se em si mesmo.
Agradeça aos poderes que você acredita, ore para o que você necessita.

Nenhum comentário:

Postar um comentário