quarta-feira, 18 de julho de 2018

O que significa perdoar e como a Inteligência Emocional pode te ajudar?



Apesar de não ser capaz de mudar o passado, o perdão ajuda a transformar o significado que você dá ao acontecimento

Etimologicamente, a palavra “perdão” vem do latim perdonare, que significa perdoar, ou seja, se redimir em relação a algo de errado. O perdão é um processo que visa eliminar qualquer ressentimento, raiva, rancor ou outro sentimento negativo sobre determinada pessoa ou até mesmo por si próprio.


Apesar de não ser capaz de mudar o passado, o perdão ajuda a transformar o significado que você dá ao acontecimento. Não perdoar significa também nutrir e guardar sentimentos negativos, gerando desequilíbrios físicos e emocionais que podem trazer ainda mais dor e sofrimento.

A inteligência emocional é uma grande aliada para conseguir perdoar. Ela permite que a pessoa olhe para o outro – ou para si mesmo – e enxergue o que está por trás de seus comportamentos e os motivos do porque ter sido magoada.

Perdoar é muito mais do que apenas colocar o orgulho de lado, envolve uma libertação dos padrões limitantes e dores que trazem tanto problema.

Como usar a Inteligência Emocional para perdoar alguém?
Entenda a origem da sua dor
Quando somos magoados, costumamos acessar continuamente memórias que despertam todas as emoções que já nos fizeram sofrer. Muitas vezes confundimos o que os outros nos falam e interpretamos seguindo nossas próprias crenças limitantes, mesmo que a pessoa não tenha tido a intenção de magoar.

É necessário buscar entender o real motivo da sua dor e o porquê de tal atitude ter te deixado triste.

Aprenda a lidar com os erros
As pessoas erram, e os erros não são intencionais. Às vezes, a pessoa que te magoou nem percebe que fez algo de errado, uma vez que não foi proposital e que não quis prejudicar.

Aprender a lidar com os erros e limitações é essencial para a construção de qualquer tipo de relação.

Perdoe a si mesmo
Começar por você é sempre um bom passo para exercitar o perdão. Pare para pensar no quanto você se condena ou se critica com seus próprios erros e qual a sua capacidade de perdoar a si mesmo.

Compreender que todos são seres humanos e que todos erram, inclusive você, é o primeiro passo para lidar melhor com esse tipo de adversidade.

Fonte: Sbie

Nenhum comentário:

Postar um comentário